quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Produção de textos

Produção de Texto - Março/Dezembro de 2010



 

Ninguém vos poderá revelar nada que já não esteja meio adormecido na aurora do vosso conhecimento.
O professor que caminha na sombra do templo, entre os seus discípulos, não dá a sua sabedoria mas antes a sua fé e amor.
Se for realmente sábio, não vos convida a entrar na casa da sua sabedoria, mas antes vos conduz ao limiar do vosso próprio espírito.
(Kalil Gilbram)




Escola Básica Municipal Alice Thiele
Blumenau. S.C.

Turma do 4º ano: 27 alunos, 17meninos e 10 meninas. Inclusão.

Professora regente: Simoni Leite Ricardo formada em Pedagogia,
                                 Pós-Graduação em Gestão Escolar.

Professora de apoio: Terezinha Maria Zoz Gesser formada em Letras,
                                  Especialização EJA, Pós- Graduação Educação Especial e
                                  Psicopedagogia sob Olhar da Metadisciplinaridade.



Quando o mistério é impressionante demais, a gente não ousa desobedecer
(Saint- Exupéry)


Viagem espacial

Numa manhã de muito frio, não sei se estava acordada, mas uma nave me levou para longe. Lá de cima vi a terra e de repente a nave parou e me deixou em um lugar lindo com rosas sem espinhos, todas com tom suave e ouvi um coelho que tocava.
─ Hei coelho aonde estou?
─ Quem é você? Pergunta o coelho.
─ Sou uma humana!
─ É claro, venha vou te mostrar a nova terra a você!
─ Esse é o Pateca e o Elecado, e esse é o Shapolim meu melhor amigo e de repente, eu acordei debruçada na carteira.
─ Haaa! Perdi a segunda aula.

G P



─ Vai rever as rosas. Assim compreenderás que a tua é única no mundo. Tu voltarás pra me dizer adeus, e eu te presentearei com um segredo.
(Saint- Exupéry)



Planeta especial

Um dia, eu estava caminhando e encontrei uma rosa.
A rosa era especial e quando eu a toquei fui levada para outro planeta.
Nesse planeta havia muitas rosas. Era um planeta muito bonito.
A hora que eu a toquei novamente, voltei para casa.
Achei que era um sonho mas a rosa estava lá caída no chão, com um brilho ao seu redor.

MS



Será que eu sonhei?

Numa manhã escura Pedrinho olhou pela janela e viu uma nave. Ele viu que estava tudo tranquilo, Pedrinho chegou mais perto e foi abduzido e ele percebeu que tinha saído de seu planeta. Na viagem, ele viu; as estrelas a lua e uma chuva de meteoro.
Quando chegou lá viu seu amigo transformado em marciano. Ele estava com fome, como os marcianos eram amigos eles deram plantas e minhocas e ele pediu para seu amigo para serem devolvidos.
Chegaram na escola atrasados.
A professora perguntou:
─ Pedrinho aonde você estava? Ele respondeu.
─ A professora não vai acreditar!

BWFM



Ele não respondeu a minha pergunta, mas acrescentou:
─ Eu também volto hoje para casa.
(Saint- Exupéry)



Procure um caminho
Transponha obstáculos
Solte a imaginação
Conduza sua mão...



O peixinho vermelho

Depois voltou à tona esperando encontrar o caminho que levasse de volta para a sua casa querida.
O peixinho então começou sua jornada e no caminho de casa encontrou um tubarão e na hora que o tubarão viu o peixinho, ele começou a nadar com o peixinho. O peixinho viu uma pedra colorida e se escondeu atras dela e o tubarão foi embora.
Quando ele estava quase chegando em casa veio uma baleia e engoliu o peixinho e ele esperou a baleia abrir a boca e saiu nadando e foi para casa dele.

MM



Aventura do peixinho vermelho

Depois voltou à tona para encontrar o caminho que o levasse de volta para sua casa querida.
O peixinho então chegou aonde não queria chegar, chegou a um lugar escuro, estranho, onde o mar era escuro, aonde ele nunca foi . Encontrou um velho peixe que quase foi pescado. E o peixinho com o velho peixe, estavam nadando pelo mar.
Quando chegaram onde tinha duas passagens o velho peixe não queria passar o peixinho perguntou:
─ Como é seu nome?
─ O meu nome é João Espada.
O peixinho então chegou no mar azul e encontrou o peixe aventureiro. E os dois começaram a conversar.
─ Eu corri a corrida dos peixes, nadei o mundo inteiro, conheci vários peixes. João Baleo, Espada Afiada, Gabriel louco, Mateus Parada Dura.
O s dois se despediram e o peixinho seguiu procurando o caminho de casa.
Chegou em casa e deu um beijo na mãe. A mãe perguntou.
─ O que aconteceu?
─ Eu me perdi, mas consegui voltar!

L E S S



Se tento descrevê- lo aqui, é justamente porque não quero esquecê- lo . É triste esquecer um amigo. Nem todo mundo tem um amigo.
(Saint- Exupéry)


 
Descrição

Minha turma é … Bagunceira, fala muito, tem 17 meninos e 10 meninas na turma. O nome da minha professora é Simoni e ela é muito legal.
Na minha turma tenho muitos amigos. Meu melhor amigo é o Clau, ele é muito engraçado, torce para o São Paulo, ele gosta muito do São Paulo. É amigo do Breno do Léo do Roland e o Roland torce para o Flamengo.
O Breno é rápido tem olhos castanhos, orelha pequena e torce para o Santos.
O Leo é engraçado, tem cabelos crespos e torce para o Grêmio mas o Grêmio é muito ruim.
O Roland tem cabelos pretos.
Estes são alguns dos amigos da minha turma!

J V C M



Minha turma

Minha turma tem 17 meninos e 10 meninas.
Minha turma é muito falante, muito bagunceira e
tenho muitos amigos e elas são a Gigi, Larinha e Kate.
A Gigi tem olhos pretos, tem cabelos pretos e é meio alta,
é morena e é muito legal.
A Kate é morena tem cabelos compridos, olhos castanhos é amigona.
A Larinha é morena, cabelos curtos, tem olhos castanhos e também é legal.
O Breno é moreno, olhos castanhos e as vezes, ele é chato, outras vezes, é legal.
A Mary tem cabelos curtos olhos castanhos e gosta de ficar com a lili na hora do recreio.
A Lili tem cabelos curtos, tem olhos castanhos e gosta de brincar com o sobrinho.
Estes são alguns de meus amiguinhos da turma!

T H



Meu nome é Juquinha,tenho 11 anos, estudo na escola Alice Thiele.
Adoro ler, tenho bastante amigos, minha vida é boa. Porque aqui na escola tenho um grande amigo o Marquinhos. Tenho uma irmãzinha que é um despertador. Ela berra toda manhã para me acordar e para eu vir a escola.

E M R A



Sou quieta, tenho amigos, sou feliz. A professora ensina coisas boas. Adoro papai noel.

E P R



Falar
Sentir
Narrar



O jogo do Brasil

O jogo aconteceu ontem dia 20 de junho de 2010, no estadio Soccer City na cidade de Joanesburgo.
O jogo foi as 5:30 horas Brasil e Costa do Marfim.

A costa do Marfim estava bem agressiva ontem, até o Kaka foi expulso por nada. O jogador do outro time empurrou o Kaka e o cotovelo do Kaka pegou no peito do outro jogador e ele levou a mão no rosto fingindo que foi no rosto. O Brasil fez três gols o de Luiz F abiano de E lano.
O Elano tinha acabado de fazer um gol e se machucou sério.
Depois a Costa do Marfim fez um gol que nem deu tempo do goleiro agarrar.

J V A I




O jogo do Brasil

O jogo do Brasil foi contra a Costa do Marfim, no estádio Socer Cyte na cidade de Joannesburgo.
O Kaka ainda no primeiro tempo levou um cartão amarelo e no segundo tempo um vermelho.
Voltando no primeiro tempo Luiz F abiano festa de todo brasileiro, o gooooooooool! Do Brasil.
No segundo tempo é gooooooooooool! Do Luiz Fabiano, eu terceiro do Elano. E Costa do Marfim fez um. Final: 3x1.

A P



Conhecer, tecer, moldar
e as palavras começam a bailar...



Dança de São João

Era dia de S. João e um menino chamado João vai para a festa junina com sua roupa verde. O joão brincou bastante. Ele dançou com uma menina muito bonita. O nome dela era Mariá. Ela se apresentou ao João e eles fizeram um casal muito bonito.

CES



Festa Junina

Maria vai a uma festa junina. Vai com vestido de flor. Arrumou seu cabelo colorido para ficar bonita.
Ela vai encontrar seus amigos Mariquinha, João, Miguel, Chico bento.
Vai ter pipoca, paçoca, quentão, maria mole, cachorro quente … Vai ter também Pau de fita, quadrilha, casamento caipira.
Ela vai participar do pau de fita.

P L P O



São João!

Numa noite de junho teve uma festa junina. Maria e Chiquinha chegaram já fazendo festa. Lá encontraram o João.
─ João, vamos cair na farra, que a festa já começou!
─ Que fogueira bonita e pipoca gostosa, e essa maçã do amor!
─ Esta festa está muito legal né Chiquinha!
─ É verdade!
─ Até outra história!

K M F



O traje de Zaqueu

Zaqueu foi para uma festa todo enfeitado.
Sua camisa é vermelha, sua calça é verde.
Seu cabelo está todo arrumado.
Na festa tem pinhão, pipoca, paçoca, cachorro quente, pé de moleque, refrigerante e quentão.

JCSR


─ Mas não sou explorador. Faltam- me exploradores!
Não é o geógrafo quem vai contar as cidades, os rios, as montanhas, os mares, os oceanos, os desertos. O geógrafo é muito importante pra ficar passeando.
(Saint- Exupéry)



Descobrindo um novo Mundo

As grandes viagens eram feitas pelos navegadores em busca de novas terras.

Saindo da Espanha pelos mares e chegaram em uma nova terra.

Numa delas deram o nome de América em homenagem a Américo Vespúcio.

Quando viram muitos índios se olharam assustados mas depois trocaram presentes e também colocaram uma cruz que representava a fé.

GL S



Navegar por entre as brumas
Atravessar os grandes mares
Contar com um amigo
Num barco de papel.



Meu amigo salva vidas

Num belo dia Pero convidou o Luam para passear no Lago. Luam concordou mas tinha um problema, Luam não sabia nadar.
─ Não faz mal nenhum, eu vou levar meu cachorro salva vidas falou Pedro.
Então eles foram para o lago Pedro, Luam e o cachorro
Luam caiu no lago e o cachorro de Pedro pulou no lago e agarrou o Luam e puxou para a beira do lago.
O Pedro deu um monte de tapa nas costas do Luam.
Quando chegaram na casa de Pedro, a mãe perguntou?
─ Aonde vocês estavam?
─ Numa aventura. Responderam os meninos.

LL



Aventura

Eu e meu amigo Zeca fomos passear de barco e cachorrinho dele foi junto.
De repente, o barco bateu em uma pedra e caiu, eu Zéca eu cachorrinho dele caímos na água.
Graças a Deus o cachorrinho do Zeca sabia nadar e ele ajudou a gente. Como os fomos a beira do rio o Zeca se afogou, nos batemos nas costas dele e ele voltou ao normal.
Voltamos e fomos a casa da titia e comemos bolinhos de chocolate com caramelo de banana e uva.
Estava uma beleza os bolinhos de caramelo de banana e uva.

LGW



Um passeio de barco!

Pedrinho e Joãozinho estão passeando de barco. Pedrinho disse para Joãozinho:
─ Vou levar meu cachorro Zé para passear pois ele sabe nadar muito bem.
O barco virou e os meninos começaram a pedir socorro.
─ Socorro!!!
Pedrinho puxou o Joãozinho em cima do cachorro e começaram a nadar.
Do outro lado estava a mãe de Pedrinho que perguntou:
─ Meninos o que aconteceu?
─ O nosso barco virou e viemos nadando até aqui mas estamos muito bem e felizes.
─ Né Joãozinho?
─ É Zé!

M P



Brincar
Chorar de tanto rir
Contar estrelas no céu
Sentar numa nuvem
Férias...



Minhas férias

Na sexta-feira fui na casa do meu pai fiquei um dia e fui para casa domingo. Fomos para praia de Perequê . Foi legal, brincamos na areia etc...
Voltei no domingo, dormimos a meia noite!
Na segunda feira fui para a casa da minha tia Fabiana . Fiquei três dias e voltei para casa e não sai mais!

N CB



Férias

Eu adorei minhas férias. Eu fiz muitas coisas legais. Ex:
Brinquei na casa de meu amigo,
Joguei bola na rua,
Fui para Promenor participar do Agita Férias.
Foi muito legal!
Voltei para casa e assistir video e vi coleção inteira do Harry Potter:
A pedra Filosofal
Câmera Secreta
O Primeiro de Azcabam
O Cálice de fogo e a Ordem da Fênix. Só falta assistir um que vai passar no cinema.
Minhas férias foram boas!

LVB



Minhas Férias

Foi muito legal! Eu fui passear na casa de minha tia. Brinquei com minha prima de vídeo de game e de boneca. Eu vi os trens lá em Jaraguá, passei de carro com meu irmão. Gostei mesmo foi de ver o trem!

K N S


E eu corro o risco de ficar como as pessoas grandes, que só se interessam por números. (Saint- Exupéry)



Números

Certo dia um menino chamado Ray e seu pai, foram passear no centro. Seu pai percebeu que ele não tinha números e as outras crianças tinham.

Assim ele comprou o número 4 para seu filho. Os outros meninos ficaram surpresos, porque os outros meninos só tinham o número 2.
No dia seguinte, o menino estava brincando com seus amiguinhos e de repente , ele viu um menino com o número seis. O menino se irritou e joga o número no chão e acaba quebrando o número.
O pai de Ray fica aterrorizado e o menino começa a gritar. O pai fica bravo com que seu filho fez, pois tinha dado com muito amor.
No final, o menino ficou sem número e aprendeu que a competição não leva a nada e que o melhor é construir uma boa amizade. E o melhor que tem para os filhos é ficarem com seus pais.

MM

 
Se alguém ama uma flor da qual só existe um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta basta para fazê- lo feliz quando a contempla. (Saint- Exupéry)



A primavera é muito colorida, soltando perfume das rosas e das margaridas.
As flores são muito lindas e o sol está vindo.
O s insetos , como as abelhas pegam o néctar das flores para fazerem o mel para os humanos viverem com saúde.

J V A I





Um dia

Um dia, eu estou fazendo um texto sobre a primavera.
A primavera é bonita, é bonita demais.
Tem passarinhos para todo lugar que se olha.
E o sol batendo na cara da gente as flores lindas.
E os jardins cheios com árvores cheio de flores.
E está é minha história.

CSWV


É verdade respondeu a flor docemente. É nasci ao mesmo tempo que o sol...  (Saint- Exupéry)



Dia de primavera

Oi, eu sou o Gugu e hoje é primavera.
A primavera é linda e colorida também. Nos fizemos na escola um jardim com flores e gramas. O trabalho ficou lindo! Eu queria estar nos desenhos, porque na primavera dá para brincar muito com a família.
Assim é a primavera!
GL S



A Primavera

No outono as flores morrem. Tudo é escuro.
Depois de muito tempo chega a primavera. E na primavera as flores renascem lindas. Sorrindo para o sol. As abelhas pegam o pólen e espalham pelo mundo trazendo alegria para todos.

G S



E como num passe de mágica
O ano findou...



Natal de 2010!

Neste ano, eu mudei de escola no final de ano e a professora pediu pra os alunos escreverem um texto sobre o natal.
No natal, eu vou na casa da minha avó. Ela faz peru, farofa, arroz e um doce de sobremesa.
Vou brincar muito com meus primos, é natal!

C G F



O Natal!

O natal é um dia muito feliz para as pessoas e para Jesus!
Neste ano de 2010 eu aprendi muito nas aulas. Gostei mesmo de aprender a escrever textos.
Eu quero para a professora Simoni, felicidades, amor e carinho, porque é mais importante que presentes.
Eu desejo para ela e a professora Terezinha um Feliz Natal!

R E S

Nenhum comentário:

Postar um comentário